TUNA
ISCALINA
NOTÍCIAS
Reportagem Serenata ao Iscal
Foi no dia 27 de Maio que se realizou pela primeira vez a Serenata ao Iscal. Um momento único, realizado à luz das velas, onde os estudantes presentes puderam ouvir palavras que tocam no coração de qualquer um. Palavas acompanhadas por simples notas musicais que juntas transformaram-se em três baladas, e claro o nosso Hino. Músicas que fazem relembrar a cada um o seu percurso académico, os amigos e colegas que conheceram, a vida que deixaram para trás, a nova vida que está a chegar. Apesar de uma viagem cansativa feita a Coimbra no fim de semana, conseguimos em dois dias preparar um momento muito especial para todos, e que esperamos que se realize por muitos anos, dando a conhecer um bocadinho mais a Tradição Académica a todos os estudantes do ISCAL. Só nos resta agradecer a todos os que marcaram presença, é também para todos vós que a Tuna trabalha todos os dias.
E para todos os estudantes do ISCAL não vai nada, nada, nada? Tudo!
A Tuna ISCALINA comemora 20 anos e além das muitas surpresas que haverá durante a celebração desta data hitórica, algumas mudanças irão marcar a Tuna. A primeira delas e ainda bem fresquinha é a chegada do novo site. Aqui será colocada toda a informação desde, a constituição, ao repertório. actuações, notícias e muito mais.
1994-2014
20
ANOS
Reportagem VI EntreTunas
22 de Maio de 2014
Os nervos já são muitos, e ainda falta tanto tempo para a atuação no VI EntreTunas organizado pela nossa Tuna Irmã, K&Batuna. Talvez seja mais ansiedade, afinal trata-se de uma ida à Cidade do Estudante, a grandiosa Cidade de Coimbra. Os copos começam já a sair dos armários e o líquido começa a aquecer o estômago. "Eu quero um copo de vinho, hei!". Os sorrisos começam a se apoderar de todos..
É hora de arrumar os instrumentos. Em breve iremos partir.
Já são cerca das 22 horas e chegamos a Coimbra. Estamos agora a atravessar o Mondego que tanto inspira os Estudantes que por lá passam e já conseguimos vislumbrar a famosa Cabra da Universidade de Coimbra, como sempre imponente! Falta pouco tempo para chegarmos ao destino final, a ESEC onde nos esperam os nossos irmãos.
Finalmente chegamos. Ao longe já conseguimos ver o elementos da K&Batuna. O espírito académico de Coimbra já se começa a apoderar de nós, será certamente uma grande noite.
São já 6 da manhã. O tempo passou tão depressa. Como se previa, e já com o céu a clarear, fica o sentimento de uma noite a rondar o perfeito. Muita alegria, muitos brindes, muita música. Mas o mais importante foi a aproximação entre a nossa Tuna e a nossa Tuna Irmã. Realizou-se uma cerimónia entre nós e a K&Batuna para reforçar os laços da irmandade e ainda se homenageou uma pessoa que nos acompanha para todo o lado, o David, condutor do IPL, tornando-se assim o primeiro Tuno Honorário da história da Tuna Iscalina. Contaram-se muitas histórias, que fazendo parte do passado são exemplo para o futuro. Mas está na hora de irmos descansar. Amanhã há mais.
23 de Maio de 2014
Hoje foi dia de conhecer a Universidade de Coimbra. Capa traçada e lá fomos nós. Sendo a Universidade mais antiga da Europa, não deixou nunca de perder o seu esplendor. Este foi um dia de aprendizagem, mas também de descanso. Aproxima-se mais uma noite, e como todas as noites num festival de Tunas, o líquido vermelho proveniente da uva irá de novo nos alegrar.
Chegada a noite, é hora de irmos para o centro da cidade encantar quem por lá passar com as nossas canções. Mais do mesmo, alegria, música, e ainda mais união e companheirismo.
24 de Maio de 2014
Agora sim. Acordamos com os nervos à flor da pele. O grande momento aproxima-se. Mas entretanto é hora de afinar as gargantas no Passa Calles com mais uns brindes.
Chegou a noite. Falta pouco tempo para a nossa atuação. Estamos já a afinar os instrumentos e a ensaiar. É hora! Já ouvimos o nosso nome na apresentação do festival. Lá vamos nós!
Saímos de palco com a consciência de que demos o nosso melhor. Nada melhor do que pisar um palco e expor o trabalho que preparamos durante tanto tempo. Os nervos desapareceram. Agora é hora de descontrair. Ainda temos mais uma noite para aproveitar, com muita tradição, muita festa.
25 de Maio de 2014
Hoje é um dia triste. Aproxima-se o regresso à capital, Lisboa. Queremos todos ficar por mais uns dias. O espírito é fantástico em Coimbra. Só quem por aqui passa é que percebe. Mas chegou a hora. Na bagagem trazemos boas recordações, laços de amizade mais fortificados e uma alegria imensa de dever cumprido.
Trazemos também dois prémios do VI EntreTunas, o Prémio Coimbra Património Mundial da UNESCO e o prémio de melhor Porta-estandarte.
Acima de tudo, ficam as recordações para toda a vida de mais uns dias fantásticos e também do reforço da nossa irmandade com a K&Batuna. Para nós foi o mais importante.
Só nos resta agradecer por todo o apoio que nos foi dado.
Um Até Já!